sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Chuva de ideias

Há dias chove por aqui e é sempre curioso... quando está muito sol e seco as pessoas reclamam. Está friozinho e chovendo, as pessoas reclamam. Ou seja, reclamam sempre... é fato! kkkk




Em escolas há uma técnica que se chama "Chuva de ideias". É lançado um tema e os alunos falam palavras que venham à cabeça livremente sobre o tema, que são registradas no quadro. Depois escolhe-se um determinado número de palavras dali (10, 15) para produzir um texto. O método é bem interessante, pois como o nome diz dá ideias para construir rapidamente um texto coerente.

Também é conhecida como "brainstorming", que significa tempestade cerebral. Esse termo é muito utilizado para confecções de artigos e monografias, sendo uma das fases iniciais dos projetos, quando o autor anota livremente todas as ideias que tem acerca do tema sobre o qual irá investigar e escrever para visualizar, analisar e posteriormente, peneirar, focar e redigir o texto. Outro uso do brainstorming em empresas é reunir uma equipe, utilizando a diversidade de pensamentos e conhecimentos para resolver um problema ou desenvolver um projeto.

Ontem, vindo na chuva na hora do almoço, pensando e preocupada, pensei, "que bom se pudéssemos fazer chover só coisas boas do céu para molhar todos que amamos". Não posso fazer chover do céu, como diz a professora de patchwork Fa Giandoso, "perfeição é pra Deus", rsrsrs, então tive a ideia de fazer o desenho.

Passei o dia de ontem anotando em forma de gotas todas as palavras boas que me vieram à mente... me surpreendi com o resultado e acreditem, lembrei de outras duas ou três pela manhã, mas como não anotei na hora, esqueci... paciência! kkkk

Deixo essa chuva de bons sentimentos para encharcar a vida de quem passar por aqui e mesmo quem não ler, se mora no meu coração, já estará molhado. Dispensem o guarda-chuva, tá? :)


Da chuva cinza nasce o arco-íris.


  • Lembrou alguma palavra que eu esqueci de anotar? 
  • Quais são as mais importantes para você?
  • Descobriu qual foi o tema da minha chuva?

37 comentários:

  1. Bia, que beleza de desenho e palavras pra chover. Adorei e senti os respingos de amor aqui chegando. Obrigadão! Lindo post, l9ndo tema! bjs, ótimo feriadão! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Chica, que bom que respingou em você! Deixa chover!!! rsrsrs Abraços!

      Excluir
  2. Que chuva boa essa! Parece até chuva de fim de tarde de verão, onde criança, eu não me importava de me encharcar!
    Reclamar menos, bem menos para ser arco-íris!
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana! A chuva de verão é convidativa a um banho fresco, quantas vezes tomei desses banhos escondida no quintal de casa porque meus pais não deixavam com medo que eu ficasse doente, kkk! Que nada, ficava era feliz, leve, arco-íris!
      Tem fases que as coisas estão difíceis e desabafos, mais do que inevitáveis, são necessários para aliviar a alma. Mas há sim aqueles que reclamam por hábito sempre, aí não tem tem cor que dê jeito, rsrsrs.
      Abraços!

      Excluir
  3. Você diz que ama a chuva, mas você abre seu guarda-chuva quando chove. Você diz que ama o sol, mas você procura um ponto de sombra quando o sol brilha. Você diz que ama o vento, mas você fecha as janelas quando o vento sopra.
    ... Nem tudo é dias de sol,
    E a chuva, quando falta muito, pede-se
    -Por isso tomo a infelicidade com a felicidade
    Naturalmente, como quem não estranha
    Que haja montanhas e planícies
    E quando haja rochedos e erva...
    O que é preciso é ser-se natural e calmo
    Na felicidade ou na infelicidade,
    Sentir como quem olha,
    Pensar como quem anda, e que o poente é belo e é bela a noite que fica...
    Assim é e assim seja... faça chuva ou faça sol... Tudo é dadiva de Deus...

    Belo e sabios dizeres, alias tudo aquilo que postas, é lindo e belo....
    Bj no coração ... por favor faça-me uma visita... vou amar seus sabios e lindo dizeres... belo final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço muito por passar por aqui e deixar esse belo poema para complementar o post. Contemplar as dádivas de Deus nos mantém dentro do senso de vida.
      Abraço!

      Excluir
  4. Que interessante isso, Bia. Não conhecia esse método, quem sabe se conhecesse tivesse tido menos complicações na minha monografia na época. rs E adorei a frase coloridinha. Ah. sobre o tempo, eu nunca reclamarei de nublado, chuva e nem de frio, pq amo tudo. Pelo contrário, sinto raiva quando vejo jornalista na tv com sorriso na cara dizendo que o tempo tá seco, fazendo sol e calor. rs E a chuva do seu desenho é tudo o que deveria existir no mundo 100%. Pena que os trovões trazem outras coisas... Adorei a postagem. Igualdade, saudade, amor e alegria são vitais. Mas todas as outras também são... Bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sérgio!O brainstorming foi uma indicação da própria universidade como 2ª atividade para a escrita do artigo. O interessante é que funciona mesmo, lembro-me que escrevi umas quatro ideias e a partir delas, a que embasou o artigo. Fica a dica para uma próxima, rsrsrs.
      Eu também gosto do friozinho e até da chuva, apesar dos contratempos para locomoção. E do calor também, mas só em condições favoráveis, rsrsrs, numa praia, com ar condicionado, kkkk.
      Concordo com suas palavras escolhidas... uma está ligada à outra. Quando amamos de verdade tratamos igualmente... sentimos saudades... e alegria quando estamos juntos. Perfeito!
      Abraços!

      Excluir
  5. Oi Bia,
    Existem várias técnicas de produções de texto, essa eu não conhecia. eu criei uma: jogávamos revistas num cantinho e com a tesourinha cada criança recortava uma figura que gostava; A primeira colava uma imagem, a outra o nome do texto, até que a primeira escrevia o final da história, fazia isso na segunda série. Eles adoravam até que faziam sozinhos no caderno só com uma imagem que colava na lousa. Saia cada texto lindo.
    Depois vinha a correção do texto que seria no outro dia, enquanto faziam as atividades de matemática, fazia um risquinho embaixo de cada erro da criança e no outro dia era a correção do texto pelas próprias crianças: cada criança dizia seu erro e quem soubesse escrevia o certo na lousa.
    Eu sempre peguei a primeira série acompanhava até a quarta série.
    A sua chuva de ideias é muito interessante.
    Beijos
    Dorli Ramos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dorli!
      Que legal sua partilha!!!! :D Esse sistema de fazer texto coletivo é muito bom, lembra-me outra técnica que usamos, por fila: o primeiro escreve uma frase e dobra, o segundo escreve outra, e dobra, de forma que um não pode ler a frase do outro, e assim até o último aluno da fila. No final lê-se a história toda, fica bem maluca, rsrsrs.
      Achei também bem bacana a maneira como fazia a correção, na minha opinião, uma das partes mais difíceis do ensinar, ou seja, como escrever corretamente. Aprendi que esse tipo de correção onde um ajuda o outro o quanto pode ser produtiva, sobretudo se a turma tem uma certa maturidade comportamental para o ensino.
      Nunca peguei uma turma nem dois anos seguidos mas já presenciei colegas que obtiveram resultados bem positivos acompanhando a mesma turma. Abraços, obrigada pelas dicas!

      Excluir
  6. Bia, surpreedente esse método do brainstorming!
    Sabe-se como se começa, mas não como o procedimento irá terminar.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nina, é verdade! Penso que esse sistema alimenta a capacidade criativa liberando-a por não conter a pressão do foco, necessária somente num segundo momento. Há pessoas que usam inclusive a técnica para resolver seus próprios problemas, anotando todas as ideias (mesmo as mais malucas) para resolução. Já ouvi dizer que funciona de verdade!
      Abraços!

      Excluir
  7. Amém e amém que chova sobre você também aquilo que você deseja para a gente!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, amém, amém... Muuuito obrigada pela generosidade da reciprocidade!!! Bênçãos estão sendo mais do que bem vindas! Abraços!

      Excluir
  8. Olá, querida Bia
    Toda vez que pensava numa palavra... lá está no seu quadro... mas não achei o desapegar-se ou apagar-se... será que tá?
    Se estiver, é o de principal que encontro no tema do qual seu coração tá cheinho, rs... e o meu também... afinal não sou de ferro!
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosélia!
      Tem razão, não há apegar-se ou desapegar-se... sou muito apegada às pessoas que amo... e sei praticar o desapego em relação aos bens materiais e à liberdade de cada um.
      Que bom temos o coração cheio de amor, não? Corações de ferro são frios e duros demais!
      Abraços!

      Excluir
  9. Oi, Bia.
    Que ideia maravilhosa! Com certeza um grande estimulo aos alunos.
    Acho que o vocabulário selecionado por você foi ótimo. São palavras que transitam
    no nosso dia a dia. Eu não vi no desenho, a palavra expectativa.
    Expectativa de dias melhores para quem procura paz e solidariedade para quem pode oferecer.
    Parabéns mais uma vez pelo ótimo artigo.
    Tenha um ótimo feriado .
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cris!
      Usei essa técnica durante os festejos de festas juninas, os textos foram maravilhosos!
      Talvez eu não tenha colocado expectativa porque aprendi a vê-la como uma cobrança em cima de si ou do outro, e por aprender a receber os presentes da vida... mas de fato, há a expectativa positiva, de quando estamos esperando por algo muito bom que sabemos que irá acontecer ou que é possível, nesse caso a própria expectativa já uma parte da degustação do momento! Adorei ter-me apresentado a palavra por essa perspectiva!
      Paz e solidariedade nunca serão demais.
      Abraços!

      Excluir
  10. Olá Bia, sempre com ideias lindas!
    Adorei o desenho!
    É uma professora com MAíSCULAS GIGANTES e um ser humano maravilhoso.
    Quem tem uma prof. com um coração e ideias assim só poderá vir a ser um excelente ser humano com uma participação activa e generosa na sociedade!
    Os meus parabéns!
    O tema, só pode ser o amor ou generosidade, ou grandiosidade de alma,))! Tudo de que é feita a minha amiga.
    Um grande beijinho e tudo de bom para si.
    Obrigada pela visita.
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ailime!
      Seu comentário me emocionou, de verdade. Sei que tenho vários defeitos e falhas como todo ser humano, porém tento de verdade buscar sempre o melhor de tudo. Sei que muitos não percebem, outros tantos não acreditam que alguém possa ser assim, mas o importante é que sei que são sentimentos sinceros, como sei que aqueles que me amam e conhecem de verdade, também sabem. E o mínimo que posso fazer para ajudar a sociedade futura é espalhar pelos alunos algumas sementes que tenho fé, germinarão.
      Que Deus cubra sua vida de alegrias e bênçãos, obrigada por sua generosidade.
      abraços!

      Excluir
  11. Oi Bia!
    Que delícia começar a minha semana com essa chuva abençoada pela sua amizade. Parabéns pelo belo post!
    Eu não conhecia essa chuva gostosa, mas confesso que dispensei o guarda-chuva p/receber cada gotinha dela kkk
    Bjssss e uma semana abençoada p/vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dinha!
      Espero que tenha lavado a alma com cada gota! :D
      Abraços!

      Excluir
  12. Olá, Bia.

    Palavras são sementes mágicas que guardamos esquecidas. Mas, quando as resgatamos para a vida, elas florescem e frutificam. Vamos libertá-las para criar, para transformar.

    Um abração e uma boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Apon, que lindo comentário, uma poesia lembrando que as palavras podem sim despertar sentimentos perfumados dentro da gente para se espalharem por aí!
      Abraços!

      Excluir
  13. Oi Bia querida


    Adorei o post...
    O desenho ficou maravilhoso...
    Adorável estar aqui.


    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ani, obrigada pelo carinho, abraços!

      Excluir
  14. Oi Bia,

    Lindo seu desenho, principalmente o significado dele, entao que essa chuva de bençaos caia sobre todos nós....

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa!
      Obrigada, que venham muitas dessas tempestades, rsrsrs!
      Abraços!

      Excluir
  15. A palavra que mais predomina "amor".
    E é assim que tem que ser nossa vida, encharcada de amor. Seja o que for, faça com amor, trate pessoas com amor, viva o amor, seja o amor, espelhe o amor, doe amor, e tudo retornará da forma mais impressionante na nossa vida.
    Perfeito!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Clara, é bem isso... amor em tudo, sempre. Busco sempre ser gentil com todos, quando fico triste penso se vale a pena e a resposta é sempre a mesma: é claro que vale! Uma vida sem amor é o mesmo que uma vida pela metade. E sou de fato muito grata por tudo o que a doação de amor retorna para minha vida! Abraços!
      Abraços!

      Excluir
  16. Amanhã é um dia muito especial
    para mim.
    Meu Aniversario.
    Ficarei feliz com sua presença no meu blog.
    Me sinto feliz por Deus ter me proporcionado
    mais um ano de felicidade junto de você
    e como foi maravilhoso contar com sua amizade.
    Um carinhoso beijo.
    Evanir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Evanir, obrigada pelo convite! Assim que for possível passarei por lá para deixar meus votos de felicidade. Abraço, tudo de bom!

      Excluir
  17. Adorei sua ideia, você é tão criativa, Bia!
    É preciso que sempre estejamos lançando palavras através de atos ou mesmo esboçando em palavras o quanto gostamos de algo ou alguém.
    A palavra que deixo para completar (não a vi na sua chuva, mas talvez tenha) é Solidariedade - o tema, inclusive, do meu texto de hoje no blog.
    um grande abraço carioca


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beth, bem lembrado, mais do que palavras, lançar atos é o que faz toda a diferença. Solidadriedade é uma palavra linda, não me lembro mesmo se a coloquei na chuva, mas como é bom poder ajudar quem precisa, colocar-se no lugar do outro para compreender e auxiliar em suas necessidades.
      abraços!

      Excluir
  18. Adorei a proposta
    O desenho
    O arco íris que uma chuva com vc solar formou
    Vou pular de responder suas perguntas tá
    Correndo pra fazer sua ideia, sopro. pingos virarem pote de ouro lá no blog

    ResponderExcluir
  19. Esse processo me era desconhecido e o considerei deveras interessante. Você fez uma bela seleção de palavras e essa chuva seria milagrosa para todos. Podemos fechar os olhos e nos entregarmos a ela. Bjs.

    ResponderExcluir
  20. http://blogdtina.blogspot.com.br/2015/09/pingos-de-ideia-vizinha.html
    Pingou por lá hj

    ResponderExcluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.